Monday, 3 November 2008

Saida no dia 02 de Novembro - no barco Moreira de Setubal


Sim isso é verdade, o caranguejo é um bom isco... mas na falta dos peixes pequenos penso que será difícil apanhar os grandes.
Pois nesta vez já saíram uns sargos no barco, nada de especial, nenhum que nos dissemos. - "Sim belo sargo!!!" Saíram uns bons pargos, saiu uma semula pequena, saiu um choco daqueles grandes, uns polvos, umas fanecas, o mestre do barco o João, à linha tirou um bom safio e depois o de sempre choupas com fartura, piças, cavalonas e bogas até cheirar mal... Realmente o sargo é um peixe que nesta altura do ano está mais encostado à costa, e que apartir de final de Novembro começa a procurar aguas mais fundas, por causa da altura da desova, e deve-se pescar melhor nessa altura pelo menos de barco. Isto foi-me dito por um mestre de traineira. Penso que deve-se passar o mesmo com a dourada, pois tenho ouvido falar de boas capturas de sargos e douradas, na costa da Arrábida, em Sesimbra, no Meco, Bicas e Foz ... Mas tudo de terra, conforme as marés e conforme o estado do mar. Normalmente no dia a seguir ao vento estar sul (traz temporal) há sempre com abundância este tipo de peixe, e este pega em quase todo o isco, só que se tivermos a pescar com caranguejo só lá vão os maiores.Eu normalmente para o barco levo berbigão, casulo, sardinha, camarão e lingueirão... esta vez não levei berbigão, não me estava a apetecer ter de lhes dar uma fervura e descasca-los, salga-los e empacota-los. por isso decidimos não levar, até porque o peixe era raro pegar no berbigão. Por incrível, as choupas estavam a pegar no berbigão e no lingueirão, xiiii a minha sorte era ter levado 2 molhos de lingueirão, daquele que já foi congelado várias vezes e pelo menos à quatro meses, tinha um cheirinho que ...puffff agoniava qualquer coisas que se aproxima-se a menos de 1m.
Mas, funcionou e deu perfeitamente para apanhar umas belas choupas. O casulo esta vez era o predilecto para as cavalas e bogas, assim como para o peixe do fundo, piços, fanecas, rascaços, garoupas da pedra, andorinhas e afins!!!Os pargos na maioria foram capturados com camarão e os sargos e choupas com lingueirão, berbigão e amêijoa, apesar da amêijoa vietnamita e a bomboca não terem sido muito eficazes desta vez.Eu ainda levei uns caranguejos daqueles de borracha que vêem nuns pacotes com um molho especial de sabor a caranguejo, penso eu de quê!? Porque o Óscar bem procurou pelados, moles ou outra coisa qualquer tipo caranguejo, mas não havia em lado nenhum... Como ia com a ideia de procurar umas Douradas, fui pelo instinto daquelas amostras de venil com o delicioso molho... mas sem sucesso!!! Nada !?!? Aquilo até pode ser bom, mas quando temos a certeza que há qualquer coisa lá em baixo... Mas desta vez, testei mais de uma hora, ao abrir do dia, melhor hora pra dourada e nada!!!Penso que desta vez saíram uns bons peixitos, mas não foi nada de especial, ando ainda a procura daquele dia que há-de sair uns bons pargos, não precisão de ser muito grandes mas uns 4 ou 5 a cada, umas boas choupas daquelas de quase 1kg (umas 10 chegavam), uns 8 sargos daqueles dos dentes podres, e depois o resto do peixe pode vir qualquer um, o normal... espero que seja neste próximo dia 23 de Novembro, ai tenho de arranjar os pilados, ai tem de ser, nem que vá a baia do Seixal procura-los...hehehe...depois só falta mesmo haver as douradas!!!