Thursday 2 October 2008

Pescaria nas Férias...

Durante o mês de Agosto, nas minhas ferias e porque já é da praxe, irmos passar uns dias às Minas de São Domingos, para desmiolar as ideias… claro que a caninha de pesca e o jogo de amostras tem de ir.
Andamos a experimentar na tapada pequena e era raro sair algum achigã, e os que saiam eram tão pequenos que a amostra por vezes era maior que eles.

Bem ainda fomos pra Ribeira e ai saiam uns maiores mas nunca apanhamos mais que meia dúzia tudo pouco maior que 20cm.
Finalmente, e porque os recursos já eram poucos decidimos ir ao nosso esconderijo a ver se saiam os grandes… e hei-os ai…
Finalmente e durante uma bela manhã conseguimos apanhar pelo menos 9 belos exemplares, sim! Porque o meu pai ainda deixou fugir pelo menos 4 … um deles rebentou a linha e levou-lhe a amostra. Que por incrível que pareça, o meu pai veio a recuperar novamente passado 3 dias.
Ao arranjarmos os peixes a única coisa que eles comiam eram lagostins e outros pequenos achigãs, que a pequena barragem tem às centenas.
Espero que para o próximo ano quando lá voltar, estes pequenos já sejam dignos de ser médios ou ate grandes achigãs…

3 comments:

Anonymous said...

Olá,

Andava a pesquisar sobre pesca ao achigã nas Minas de S. Domingos, e deparei-me com o seu blog.
No próximo mês vou passar um fim de semana a Serpa e estou a pensar fazer uma pescaria.
Será que me poderia indicar a localização da barragem onde apanhou estes "peixinhos".
Só faço Catch and release, portanto pode ficar descansado quanto ao facto de trazer peixe para casa.

Obrigado
Nuno Andrade

Ricardo Garcia said...

Olá Nuno, nao me deixas-te nenhum contacto, mas posso te dizer sem problema... no entanto ha por lá muitos charcos e pequenas barragens que podes apanhar uns peixitos destes ... diz qualquer coisa

Anonymous said...

Olá,

Realmente faltou o meu contacto.
Aqui vai:

nuno.andrade@schema.pt

tlm. 966361003

Obrigado
Nuno