Monday, 30 March 2009

A altura do Choco...

Os chocos ou sibas são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, ordem Sepiida.
Os chocos têm uma concha interna, bolsa de tinta, oito braços e dois tentáculos.
Possuem uma capacidade de
mimetismo considerada superior à de um camaleão; suas gamas incríveis de cores são devidas às células especiais, os cromatóforos.
Um animal tímido, os chocos têm uma vida tanto diurna como nocturna, alimentando-se de outros pequenos seres, tais como
camarões, peixes e outros.
Depois que capturam suas presas, eles as matam com um mecanismo na sua boca, semelhante a uma faca, com que retalham suas vítimas, que são, por sua vez, comidas por outros
cefalópodes.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Choco"


Já esta bem na altura dos nossos choquinhos aqui por Setúbal, pelo menos tenho visto os barcos a andar junto da costa ao sabor da maré a procura deles. Tenho ouvido relatos que ate os tem apanhado de terra... Tenho pensado nisso e tenho de ir experimentar! Só acho que a corricar com um palhaço, que vou prende-lo muitas vezes; No entanto penso que sondando a zona, consigo com uma bóia grande e com um palhaço sem chumbo para poder ir rente ao fundo ter um maior sucesso pelo menos não devo perder tanto material. Vou experimentar!
Ainda a pouco tempo, quando cheguei ao molho da Secil, para apanhar uns sarguitos, deparei-me com a quantidade de tainhas que andavam ali a mamuge... experimentei um bocado ao fundo e nada, alem do material que já tinha perdido, pensei: - Vou por uma bóia e vou ver se apanho uma tainhazita, apesar de não ter o isco indicado para o efeito, mas... Nunca se sabe!
E assim foi, para o efeito dava; lá andava eu a dar banhinho ao casulo, mas nada. Até que de repente...pimba, lá foi a bóia por ai abaixo, ao puxar não é que agarrei um choco no anzol! he he, porreiro, um choquinho com 500g, bem bom!!!
O anzol deve ter ficado despido do casulo e com o brilho do mesmo o choco ou o confundiu ou então foi o azar que o apanhou...

No comments: