Thursday 2 April 2009

Não burocratizem o pescado

Gostaria de deixar aqui o meu testemunho de desagrado com estas novas leis que nos impõem e dispõem. Eu concordo que haja uma reflexão sobre a nossa orla marítima e que seja feito algo em prole daquilo que eu tanto gosto que é o mar e sobre a sua fauna e flora. Como pescador lúdico que sou, pago os meus impostos e licenças, não deixo lixo nenhum nos locais onde pesco, pois fui escuteiro e isso não faz parte da minha educação, não apanho peixe fora das medidas legais, as vezes palmo km´s pra poder chegar a um pesqueiro saudável e no meio disto tudo não consigo compreender como fazem de nós os principais destruidores dos ecossistemas…As vezes dou por mim a pensar: - eu que dou o que for preciso para que toda esta engrenagem, complicada e perplexa funcione no sou pleno, será que mereço que estes gajos venham com ideias de treta complicar cada vez mais a vida a um homem.
Eu já vi de tudo no mar, ultimamente tenho pescado de barco, dá mais uns peixinhos e maiores, também mereço, pois pago em média 30 ou 35 euros! Normalmente faço isto uma vez por mês, nunca ultrapassei os 10kg que posso apanhar e penso eu, nunca trago peixes fora da medida, os pequenos devolvo-os ao mar pra que estes possam sobreviver, isto se conseguirem escapar as mandíbulas aguçadas das gaivotas.Não deito lixo pró mar, faço umas mijinhas sim, mas! Pronto dai o mal o menos ! E mesmo assim não me consigo sintir culpado de nada de mal. Não sou eu que apanho os peixes grandes, pois oiço falar sempre em grandes capturas, xxl, grandes besugos, uns sargos dos grandes, pargos com fartura e … calha sempre nos dias que eu não vou… não percebo ?!?
Nunca vendi o peixe que apanhei, serve para comermos em casa ou com a família ou com os amigos numa patuscada. Mas percebo os truques que querem arranjar com o facto de termos de cortar o rabo ao peixe. Digo desde já que não me parece eficaz, mas… Não tenho pescado muito a bóia ultimamente, mas não poder engodar para fazer o pesqueiro é ridículo… gostava que me pudessem explicar o que é que umas sardinhas desfeitas com um bocado de óleo de fígado de bacalhau podem prejudicar, será a poluição que provoca, será por atrair os peixes mais pequenos que nós não podemos apanhar porque não tem medida, será que é um meio pouco justo para a captura do peixe grande, sinceramente não sei. Sei é que continuo a ir pescar de terra e se apanhar 3 ou 4 peixes é muito.
Ao criarem épocas de defeso estão a produzir mais peixe, concordo com este método, mas a época do defeso tem de ser para todos, tanto lúdico como profissionais, pois o peixe é o mesmo, os profissionais apanham as toneladas e os lúdicos aos kilos não me parece que a maior moça seja feita pelos lúdicos. Se este método for bem feito vai fazer com que haja um maior crescimento dos juvenis e logo haverá mais peixe logo melhores capturas. Mas ninguém poderá pescar nessas alturas ou pelo menos a essas espécies.
Eu acho correcto o facto de licenciarem a pesca, desde que o dinheiro daí extraído seja para o melhoramento da mesma, que possam criar pesqueiros, que possam replantar zonas de pesca, que possam fiscalizar melhor, que possam criar novas zonas e métodos de pesca, que possam fazer com que o peixe haja em maior abundância e até que possa servir para um fundo para os profissionais.
Apesar de eu nunca ter visto um pescador a passar fome, ou a pedir esmola, vejo-os muito a pedir mais fundos ao estado, se chove muito não podem sair, vá de pedir, se as quotas não são as desejadas, vá de pedir, se o gasóleo aumenta vá de pedir, se qualquer coisa acontece vá de pedir… são muitos pedidos pá… Vão mas é trabalhar! Eu peço e fazem-me um manguito e vou trabalhar todos os dias, eu bem os vejo de fios de ouro ao pescoço e com belos carros, sei que é uma profissão bem dura, mas desculpem lá, também é bem paga, isso é que eu sei!
Meus amigos se querem uma pesca justa, apostem na educação! Ai está a chave para quase tudo na vida. Começa por ti em casa a dares a educação dos teus filhos, meninos façam assim que é a forma mais justa. Aposta numa fiscalização verdadeira, ou será que temos de dar isto aos privados para ver se as coisas funcionam, eu pago para pescar, mas possas pelo menos deixem-me pescar… se cumpro os requisitos todos não sou um fora da lei… meus governantes, é pá, pelo menos olhem para aquilo que escrevem, informem-se com as entidades e façam as coisas por metade, não muito para o lado ambientalista nem muito para o lado profissional pois nós somos lúdicos.
Eu gosto e quero pescar, mas não burocratizem o pescado sff…

No comments: