Wednesday, 28 January 2009

Gaivotas em Terra, Temporal no Mar...

Isto anda mau, o mar não me deixa ir à pesca de barco...
Já lá para cima, na Foz do Douro, vinha ficando um!!! Descansado da vida, a ver as magnifica ondas sobejarem pelas rochas acima, e quando menos se espera, estão em cima de nós. Coitado do cão que estava com ele, penso que tenha tido menos sorte, pois o mar não perdoou … se não fossem os populares a socorrer, era mais um para as estatísticas.
Eu pessoalmente gosto de pescar descansado, onde o mar não seja revolto, nem em locais altos onde as ondas subam e nos salpiquem…
Lembro-me em tempos, de ter ido para o Espichel, mais por concreto para o guindaste, com o meu amigo Araújo… o mar estava alienado, nem muito, nem pouco bravo. Mas, decidimos subir para cima do guindaste, onde a muralha nos cercava por completo e dali pescar. Por vezes, as ondas batiam com tanta força que já não eram salpicos, era mesmo uma chuva, compressa e pesada.
Eu às vezes acho impressionante, descem penhascos por cordas, pé de cá, pé de lá… e posicionam-se num cubículo de rocha, mesmo por cima do mar e dali dizem, que fizeram a pescaria das suas vidas. Eu sou maluco, mas não sou parvo. Tenho um filho pra criar …
Sim, eu gosto de pescar, mas descansado… preferencialmente de onde veja o carro, onde haja luz, onde me possa sentar, onde o terreno seja plano e de preferência, onde haja peixe… mas, eu sei que sítios assim há poucos, e quando o há, temos de ir as 06h da manhã, porque se não já estão encomendados por outros e não há lugar pra nós.
A ver se o temporal passa que eu quero ir a pesca, preferencialmente de barco! Se não neste próximo sábado vou dar uma voltinha até as Foz ou as Bicas, com umas borrachas e uma canita, porque com temporal os robalos andam lá, isto de certeza! De qualquer forma depois da tempestade vem a bonança…

Sesimbra...velhos tempos






Vila do Distrito de Setúbal, foi conquistada aos Mouros por D. Sancho I, recebeu foral em 1201 e foi doada aos cavaleiros da Ordem de Sant'Iago em 1260. D. Dinis elevou-a a vila em 1323.

A sua tradição marítima é secular. Já na época gloriosa dos Descobrimentos, os pilotos de Sesimbra eram considerados muito hábeis e conhecedores do seu ofício, dos estaleiros desta vila saíram barcos que sulcaram todos os oceanos e levaram a nossa civilização a todo o mundo.

Vila piscatória e turística situa-se numa pequena baía no sopé Ocidental da Serra da Arrábida. O casario escorre pela encosta até a praia, abrigada dos ventos do norte o seu clima é suave e mediterrânico.

Sesimbra é um dos principais portos piscatórios, Quem se dispuzer a acompanhar de perto o labor das actividades da pesca, encontrará por si só razão para passar umas férias agradáveis e proveitosas.

Vai-se a Sesimbra em busca das sardinhadas, das caldeiradas, do convívio, do marisco fresco, vai-se á praia em busca do bronze, dos banhos de mar, dos pescadores que lidam com os aparelhos de pesca, vai-se em busca dos barcos que repousam nas águas calmas da baía.

Procura-se a alegria da beira mar, um universo infinitamente vivo, onde o bulício faz parte do quotidiano, onde a descontação impera onde os calções, a t-shirt, os chinelos são reis, não há lugar para postiços As esplanadas fervilham de gente o café e a imperial têm outro sabor e as noites tornam-se mornas.

Não parta no entanto sem ver Sesimbra do mar, sem ver em primeiro plano o mar azul, a frota pesqueira colorida e os barcos de recreio, depois em segundo plano, a extensão do casario da vila que se vai apertando pela encosta toda ela virada para o mar.

Monday, 26 January 2009

Já há mais peixe na minha costa....



Eu vivo no distrito de Setúbal... e como é sabido, na costa da Serra da Arrábida há uma serie de zonas que é proibido pescar e fazer caça-submarina, isto de terra. Podemos dizer que a zona onde se pode pescar apeado é mais ou menos da Secil até ao pontão da Figueirinha, onde inclusive se pode fazer caça-submarina, depois do Portinho da Arrábida também é possível fazer pesca apeada, e por final existe não sei bem precisar, mas sei que é já na zona do Espichel. Sei que antigamente ia para o guindaste pescar e agora é proibido... Por fim, apartir da Foz, quase ao é da praia das Bicas já podemos pescar e fazer caça-submarina.
Eu de principio não compreendi esta nova lei e estas restrições todas, principalmente para a pesca apeada e até mesmo porque na altura fazia caça-submarina e sabia bem escolher o peixe que dava o tiro, sei que a fiscalização não era eficaz, e assisti muitas vezes aos métodos utilizados pelos pequenos pescadores que apanhavam tudo, estou a falar porque vi... - Ao pé da Gruta de Sta Margarida, (onde pernoitamos muitas vezes nas nossas caminhadas escutistas), assisti por varias vezes baterem nas rochas, ouvia o barulho e achava estranho, apesar de misturado com o bater das ondas, ouvia-se perfeitamente uns tuns, tuns, tuns... achei estranho e com a lanterna corri as rochas ate dar com um barquito de madeira, a remos a baterem com os mesmos nas rochas, de onde saia o dito som... claro estava uma rede a correr as rochas todas de uma ponta à outra, isto já pela noite dentro. Os "pescadores" faziam barulho com os remos e com garrafas de plástico ao cimo de agua, o peixe com medo sai das rochas e encontra a rede, onde não tem qualquer hipótese de fuga... claro, assim também eu seu pescar e não levava grades pra casa!!!
Acontece que isto já foi a algum tempo, não sei se ainda continuam, mas sei que a policia marítima anda mais em cima, principalmente porque agora temos a dita licença e as zonas protegidas... E sei que afinal, os resultados estão à vista, tenho amigos que fazem mergulho em várias zonas da Arrábida e o que dizem é que há muito mais peixe do que havia à 3 anos atrás.
Apesar de eu ir muitas vezes pescar para a zona da figueirinha e para o Otão e não notar que apanho mais peixe do que aquele que apanhava a 3 anos...
Mas quero acreditar que é verdade...