Wednesday, 28 January 2009

Sesimbra...velhos tempos






Vila do Distrito de Setúbal, foi conquistada aos Mouros por D. Sancho I, recebeu foral em 1201 e foi doada aos cavaleiros da Ordem de Sant'Iago em 1260. D. Dinis elevou-a a vila em 1323.

A sua tradição marítima é secular. Já na época gloriosa dos Descobrimentos, os pilotos de Sesimbra eram considerados muito hábeis e conhecedores do seu ofício, dos estaleiros desta vila saíram barcos que sulcaram todos os oceanos e levaram a nossa civilização a todo o mundo.

Vila piscatória e turística situa-se numa pequena baía no sopé Ocidental da Serra da Arrábida. O casario escorre pela encosta até a praia, abrigada dos ventos do norte o seu clima é suave e mediterrânico.

Sesimbra é um dos principais portos piscatórios, Quem se dispuzer a acompanhar de perto o labor das actividades da pesca, encontrará por si só razão para passar umas férias agradáveis e proveitosas.

Vai-se a Sesimbra em busca das sardinhadas, das caldeiradas, do convívio, do marisco fresco, vai-se á praia em busca do bronze, dos banhos de mar, dos pescadores que lidam com os aparelhos de pesca, vai-se em busca dos barcos que repousam nas águas calmas da baía.

Procura-se a alegria da beira mar, um universo infinitamente vivo, onde o bulício faz parte do quotidiano, onde a descontação impera onde os calções, a t-shirt, os chinelos são reis, não há lugar para postiços As esplanadas fervilham de gente o café e a imperial têm outro sabor e as noites tornam-se mornas.

Não parta no entanto sem ver Sesimbra do mar, sem ver em primeiro plano o mar azul, a frota pesqueira colorida e os barcos de recreio, depois em segundo plano, a extensão do casario da vila que se vai apertando pela encosta toda ela virada para o mar.

No comments: