Monday, 28 January 2008

Podia ter sido pior …



Neste Sábado, depois de me deitar já perto das 01:30 e o Afonso ter acordado as 03:00 com fome … lá tocou o despertador as 04:50 para mais uma sessão de pesca, desta vez na praia do Meco…
Ao chegarmos, já estavam lá pelo menos 3 pescadores, (há pessoal mais maluco do que eu!!!), preparamos o material todo para quando nascesse o sol, já estarmos à pesca…
Lançamento a traz de lançamento, e nada! O mar estava um pouco batido, ainda estava na vazante… mas dizem que com o mar batido é que é bom…
Aos poucos lá íamos vendo uns pirilampos ao fundo, queria isto dizer que estavam a chegar mais pescadores…
Começou a aclarar o dia e o frio a deixar de apertar tanto.
Dizia eu para o Mário – Bem! Agora é que vai ter de sair qualquer coisa.
E assim foi uma bela Baila (robalo) … nem a senti picar. Mas, quando comecei a puxar senti uma batidelas e pensei – Vem aí qualquer coisa! Se calhar lixo!!!
Não apanhamos mais nada!!!
Até as 12:00 não deu mais nada, ainda consegui contar pelo menos 14 canas a pescar e não reparei ao certo, mas, não vi mais ninguém a apanhar peixe.
Tenho saudades de fazer uma pescaria e trazer uns belos peixes!!!


ROBALO
Em Inglês chamado de Seabass, cujo nome cientifico é Dicentrarchus Labrax (Linnaeus 1758) e pertence à família dos Serranidae ou Noronidae (dependendo dos autores). Outros nomes comuns: EUA: European Bass; Espanha: Lubina; França: Bar ou Loup, Itália: Branzino ou Spigola e na Alemanha chamam-lhe Seebarsh ou Wolfbarsh.
Na costa portuguesa aparecem duas espécies de robalos.
Características distintivas das duas espécies de robalo:
D. Labrax:
- manchas negras no dorso presentes só nos juvenis até um ano de idade
- olhos pequenos
- escamas da face e opérculo sem espinhas
- dentes vomerianos em forma de V aberto
- cumprimento 80cm a 1m
- outros nomes comuns: robuleta, chaliço, robalinho
D. Punctatus:
- adulto com manchas negras no dorso
- olhos um pouco maiores
- escamas da face e opérculo com espinhas
- destes vomerianos em forma de seta
- comprimento até 30cm
- outros nomes comuns: balhadeira, baila, balha, naila, vaira, varia

Friday, 25 January 2008

Finalmente saiu…


Faz hoje 8 dias estive a pesca com o meu tio e outro amigo junto ao pontão da praia da Figueirinha… esperançado em que iria dar uns peixitos…e… nem uma picadela.
Seis canas à pesca, lingueirão e casulo… e nada!!!
Entretanto sobrou isco, e na segunda fui experimentar um bocado ate ao Otão… bem! Disse para com os meus botões, se isto não der nada atem à 01h, vou-me embora!!!
E faltava 10m para a 01h, quando de repente a cana lá dá uns toques e sai um sarguito…
- Bem! - Pensei eu – Deixa-me lá mandar mais uma vez a ver o que dá!
E… eis que logo de seguida sai uma bela dourada. Bem eu já as procurava há pelo menos 3 pescarias a traz. Durante cerca de 1 horinha, esteve quase sempre a picar… saíram 3 sarguitos, 1 dourada e 1 massacote.
Não foi mau, para quem andava a levar grades já a alguns dias !!!
Amanhã vou até às Hortas, ao pé do Meco!!! Vamos lá ver se saem uns sarguitos… depois conto como foi !!!

Tuesday, 15 January 2008

Mais um dia de grade…

Mais um dia que fui passar o tempo. Nada!
Duas canas apontadas ao mar… isco: casulo e camarão!!!
E nada! Não há peixe neste mar?!?
Tenho de mudar de poiso que isto aqui ao pé do Otão não tem dado nada! Ou eu vou nas horas erradas ou a maré não esta capaz ou então não há mesmo peixe. Os ventos têm estado virados a sul, tem remexido o mar, tem de haver peixe! Pela teoria claro!
Valeu pelo facto de um pescador ter entrado para dentro da Secil, dando a volta a rede e enfiando-se para debaixo do pontão lá foi de canita e com uma toneira de kg com uma sardinha amarrada experimentar a sua sorte… eu não o fazia…
15 Minutos depois já lá andava um barco da policia marítima a vasculhar os pilares do pontão. Certo, que não o vi ser apanhado, mas passar por isto tudo para quê?
Sujeitar-me a apanhar uma multa de 500 euros se for apanhado lá dentro, fora o material… ter de andar a esconder-me, encolhido por entre os pilares. Eu vou para a pesca para me divertir!!?? Não faço daquele pequeno momento de prazer um transtorno, penso que não vale a pena. Mesmo que debaixo do pontão os peixes encostem mais, mesmo que se apanhem uns bons peixes, eu não arriscava! Pelo menos enquanto lá tive, não o vi ser apanhado…

Friday, 11 January 2008

Mas onde anda o peixe???


Férias do meu blog…

Pois é, estive de férias, obrigadas claro! Pelos ossos do ofício parti uma mão. Mas, não deixei de ir a pesca, claro. Levei-me foi para sítios mais perto, pois para conduzir era bem mais difícil.
Agora, já estou quase como novo. Felizmente…
Bem, tenho ido para a zona do Otão ao pé do hospital e para a Secil, junto ao parque de estacionamento. E… não tem dado nada de novo!!! Lá saem um sarguitos mais compostos, umas fanecas, uns massacotes, e nada de mais. Onde anda o peixe???
Não percebo, pois tenho ido fazer a enchente e/ou a vazante e nada!
O meu pai diz-me que a vazante naquela zona é sempre melhor, que quando há temporal, normalmente levanta o areal e desprende das rochas muito comer e o peixe encosta…
Fiei-me eu teoricamente e depois na pratica… nada!!!
Tendo em conta as imposições postas nas zonas da Serra da Arrábida, não deveria haver agora mais peixe? Ou, estarei eu a exigir demais, em tão pouco tempo para a retoma do peixe naquela zona…
Sei que tem feito boas pescarias lá! O isco que usam é canivetes, amêijoa, caranguejo mole (mais para a dourada), e todo o tipo de minhoca. Eu tenho usado o canivete e o casulo, principalmente o casulo que é o meu isco predilecto… mas, quando lá tenho estado não vejo ninguém a fazer uma boa pescaria, ai de meia dúzia sargos daqueles que nós dizemos que já são uns bons sargos…
Ainda no outro dia, teoricamente, batia tudo bem para a pesca ser de sucesso! Dizia eu para o meu amigo Araújo, teve temporal durante a semana (e a água estava mexida pois tive de ir ao hospital do Otão na sexta-feira tirar a tala da mão e vi), a lua está boa a partir das 14h, a maré está na vazante e calha a 00h a viragem, que queremos mais … Na prática, nada desta teoria funcionou. Eu falava lá com os resto dos pescadores e eles também dizia, estava tudo certo, só que não havia peixe… Hoje vou experimentar um pouco depois do trabalho… a ver se sim ou se não!!! Amanhã direi...