Friday 11 January 2008

Mas onde anda o peixe???


Férias do meu blog…

Pois é, estive de férias, obrigadas claro! Pelos ossos do ofício parti uma mão. Mas, não deixei de ir a pesca, claro. Levei-me foi para sítios mais perto, pois para conduzir era bem mais difícil.
Agora, já estou quase como novo. Felizmente…
Bem, tenho ido para a zona do Otão ao pé do hospital e para a Secil, junto ao parque de estacionamento. E… não tem dado nada de novo!!! Lá saem um sarguitos mais compostos, umas fanecas, uns massacotes, e nada de mais. Onde anda o peixe???
Não percebo, pois tenho ido fazer a enchente e/ou a vazante e nada!
O meu pai diz-me que a vazante naquela zona é sempre melhor, que quando há temporal, normalmente levanta o areal e desprende das rochas muito comer e o peixe encosta…
Fiei-me eu teoricamente e depois na pratica… nada!!!
Tendo em conta as imposições postas nas zonas da Serra da Arrábida, não deveria haver agora mais peixe? Ou, estarei eu a exigir demais, em tão pouco tempo para a retoma do peixe naquela zona…
Sei que tem feito boas pescarias lá! O isco que usam é canivetes, amêijoa, caranguejo mole (mais para a dourada), e todo o tipo de minhoca. Eu tenho usado o canivete e o casulo, principalmente o casulo que é o meu isco predilecto… mas, quando lá tenho estado não vejo ninguém a fazer uma boa pescaria, ai de meia dúzia sargos daqueles que nós dizemos que já são uns bons sargos…
Ainda no outro dia, teoricamente, batia tudo bem para a pesca ser de sucesso! Dizia eu para o meu amigo Araújo, teve temporal durante a semana (e a água estava mexida pois tive de ir ao hospital do Otão na sexta-feira tirar a tala da mão e vi), a lua está boa a partir das 14h, a maré está na vazante e calha a 00h a viragem, que queremos mais … Na prática, nada desta teoria funcionou. Eu falava lá com os resto dos pescadores e eles também dizia, estava tudo certo, só que não havia peixe… Hoje vou experimentar um pouco depois do trabalho… a ver se sim ou se não!!! Amanhã direi...

No comments: